ABRICÓ DO PARÁ
GÊNERO: Mammea americana pertence à família das Gutiferáceas.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Rico nas vitaminas A, B1, B2 e C. É fonte de calorias, hidratos de carbono, proteínas, gorduras e água.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Gota, arteriosclerose, ácido úrico, tumores, escorbuto, raquitismo, afecções cutâneas, catarros, etc.
As folhas são febrífugas e a resina da casca é adequada conta o “bicho de pé”.
As sementes possuem propriedades vermífugas.
ABRUNHOS
GÊNERO: Prunus spinosa, pertence à família das Rosáceas.
CARACTERÍSTICAS: Arbusto espinhoso perene bastante grosso, com a casca quebradiça. cinzento-escuro de mais de 2 metros de altura. Os frutos são arredondados, suculentos e de sabor amargo com um só caroço grande. Quando maduros tem uma cor azulada sendo seu interior polpudo e verde.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Nas sementes encontram-se geralmente 3% de amigdalina, óleo gorduroso e emulsina. Nas folhas , um glicósido e nas folhas pequenas quantidades de glicósidos de produzem ácido cianídrico.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: As flores atuam contra as convulsões, dores e são um laxante suave. Atua em qualquer forma de prisão de ventre persistente, com dores e espasmos e que tem uma evacuação dura e grumosa. Faz-se uma infusão com uma colher de chá de flores secas em uma xícara de água; bebe-se uma xícara assim preparada pela manhã e outra à noite ao deitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita.