domingo, 25 de julho de 2010

*Como se prevenir das formigas cortadeiras



Livre-se das  cortadeiras(saúvas) sem riscos a saúde
e ao meio ambiente.

Um meio prático e duradouro que com um pouco de habilidade pode deixar as formigas cortadeiras (saúvas) bem distante das árvores e sua casa. 
Utensílios
Lona preta plástica
Tesoura
Fita adesiva dupla face
Alicate
Arame.

Modo de fazer
Meça o diâmetro do tronco da árvore onde será fixado o cone.
Corte um pedaço de lona plástica preta com mais ou menos 40 centímetros
de largura  e com o comprimento 2 vezes o diâmetro do tronco onde será fixado.
Corte a lona plástica no formato da figura 1 sendo  a parte de cima a mais estreita,
uma vez e meia o diâmetro do tronco.
Você deve antes, fazer um gabarito em uma folha de jornal e ir adequando a medida
conforme a espessura do tronco. O importante é que, ao fixar a lona no tronco da árvore ela tenha pelo menos 30 cm de altura e a aba inferior não poderá tocar na árvore.


Depois de definido através do gabarito a medida ideal do come, fixar uma tira de fita
dupla face conforme no desenho. 
Retirar a proteção da fita para liberar o outro lado colante, com cuidado para não colar na lona, fixar o cone na árvore como na figura 2 e fechar o cone. É como se fosse colocar uma “saia feminina  na árvore”.


Se por acaso ficar alguma sobra da aba solta internamente no cone esta deverá ser fixada.
Importante, você deve escolher um local no tronco onde esteja mais liso possível para fixar o cone.
Com um arame, se possível “arame cosido”, envolver a parte superior do cone e fixar e amarar  o mais apertado possível, conforme mostra a figura 2 .
O cone deve ficar a mais ou menos um metro e meio do solo e a parte mais larga do cone não deve nunca tocar no troco.


Como funciona
Normalmente a  formiga cortadeira trabalha em grupo, um grupo sobe a árvore para cortar as folhas e o outro grupo recolhe as folhas no chão.
A formiga tem por hábito, quando encontra um obstáculo no seu caminho procurar outro caminho alternativo. Ela sobe pela árvore, bate de frente com a parte fixada do cone no tronco que é um obstáculo, volta para buscar outra alternativa, não acha,
volta a subir no tronco, bate no obstáculo.  Desta forma e sem encontrar uma forma de subir na árvore ela se dispersa e vai buscar outra árvore.
É muito comum observar que, em certos momentos, nas proximidades do cone, formar  um “engarrafamento de formigas” buscando uma alternativa para subir na árvore.

Cuidados
A fixação do cone na árvore com o arame deve ser bem feita para não deixar nenhuma brecha para as formigas passarem.
As abas inferiores mais largas do cone, não podem tocar na árvore, pois caso aconteça elas sobem pela aba e continuam seu caminho.
Eu sempre usei este artifício em minha casa e nunca mais tive problemas com as cortadeiras.


Achiles Holanda










8 comentários:

  1. posso colocar em mudas? obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Sim, também pode ser usado em mudas com as devidas proporções do tamanho do plástico. Abraços. Achiles

    ResponderExcluir
  3. Sua dica é muito interessante. Plantei duas videiras no meu quintal e elas estavam com folhas de quase 5cm de diâmetro. Aí vieram as cortadeiras e acabaram com elas em uma noite. procurei visgo mas disseram-me que é proibida a venda pois o mesmo está sendo usado para aprisionar pássaros. Não é proibindo o visgo que é normalmente utilizado para evitar as formigas que resolveremos o problema dos que capturam aves, prática condenável. O Brasil virou o país do "tudo é proibido". Pergunto se graxa patente ou vaselina colocada dentro do cone aprimoraria a proteção ou faria mal às plantas. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lee
      Não é necessário o uso dos produtos citados para a proteção contra as formicas cortadeiras. Eu sempre usei e várias pessoas usam o método de "cones" e funciona muito bem.

      Excluir
  4. acabei de fazer no meu pessegueiro ,3 x as cortadeiras ja atacaram ;[ acho que deu certo,elas sobem dao meia volta e saem kkkkk obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  5. Parabéns. Eu sei que funciona bem. Tenho em minha casa mais de 20 árvores frutíferas e sempre usei e funcionou muito bem, além de que dispensa o uso de veneno. Obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.