domingo, 25 de julho de 2010

*A ciência da alimentação.


 ALIMENTOS E  CIÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO

Nos últimos 20 anos foram catalogadas, só no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, mais de 10.000 pesquisas, cujos resultados comprovam o poder medicinal dos alimentos.
Foram achados centenas, (mas talvez sejam milhares) de fitoquímicos nas frutas, verduras, legumes, grãos e nozes. E não somente as  vitaminas e os minerais que levam a fama. É todo um buquê de componentes  superativos com nomes estranhos, como licopeno, carotenóides, ácido fólico,  luteína, zeaxantina, polifenóis, resveratrol, ácido elágico, bioflavonóides,  além de diversos antioxidantes poderosos.

Parece que a combinação natural destes fitoquímicos com os antioxidantes, as enzimas e fibras é que confere aos alimentos vegetais a capacidade de realmente beneficiar a saúde, o que não ocorre ao tomarmos suplementos.
Ao comparar os dados destas pesquisas, a conclusão dos cientistas foi a seguinte: O CORPO HUMANO NECESSITA DE UMA ALIMENTAÇÃO NATURAL E BEM VARIADA PARA  NÃO ADOECER.

Dando um exemplo, um terço de todos os casos de câncer está relacionado aos  hábitos alimentares. Em recente congresso internacional de câncer, o porta-voz  da Organização Mundial de Saúde afirmou: 'Se as pessoas incluíssem 5 porções' de  frutas e verduras cruas em seu cardápio diário, poderiam reduzir em 50% o risco  de contrair câncer de cólon, estômago, pulmão, próstata, pâncreas, útero, ovário  e esôfago'. Frutas, legumes e verduras, especialmente quando consumidos crus, são antioxidantes e neutralizam os radicais livres que provocam a degeneração ou
a morte das células. As fibras alimentares dos vegetais crus e dos cereais  integrais aumentam o bolo fecal e assim mantêm o intestino limpo. Desta forma  evitando-se colite, diverticulose, apendicite, câncer de cólon e 60 outras doenças.

Nossos alimentos podem ser classificados em 4 grupos, de acordo com a energia que transmitem ao nosso organismo:

Alimentos que geram vida, chamados BIOGÊNICOS: Germes  e brotos dos grãos, das ervas e hortaliças.

Alimentos que ativam a vida, chamados BIOATIVOS: Frutas, verduras, hortaliças,  cereais, sementes, nozes, castanha, consumidos crus, maduros e bem frescos.

Alimentos que somente conservam e às vezes diminuem a vida, chamados  BIOESTÁTICOS, que garantem o funcionamento mínimo do organismo, mas envelhecem  as células, porque não fornecem as substâncias vivas para a sua regeneração.São comidas estocadas, refrigeradas, cozidas e fritas.

Alimentos que destroem a vida, chamados BIOCÍDICOS: Não são mais alimentos,  porque sua energia vitalizante foi destruída por processos artificiais como  refinação, conservação e aditivos químicos. São as comidas industrializadas, que  infelizmente são mais utilizadas nos dias de hoje.

Os alimentos vivos BIOGÊNICOS E BIOATIVOS fornecem energia, enquanto os  alimentos BIOESTÁTICOS e BIOCÍDICOS nos tiram a energia. Não precisamos  renunciar totalmente a estes alimentos, mas a nossa alimentação deve consistir  de no mínimo 60 a 80% de alimentos vivos (biogênicos e bioativos), conter no  máximo de 20 a 40% de alimentos bioestáticos, e a menor quantidade possível de
alimentos biocídicos.

Publicado no Portal Farmácia On-line


ALGUNS EXEMPLOS DE FITOTERÁPICOS E SUAS PRINCIPAIS INDICAÇÕES.

ALHO: É um bactericida poderoso, previne e cura infecções. Seu componente alicina combate mais de duas dúzias de tipos de bactérias. É também antivirótico, antiinflamatório, antiespasmódico e descongestionante. Por conter adenosina, relaxa as artérias e, com isto abaixa a pressão arterial, limpa as artérias e reduz o colesterol, prevenindo assim o derrame cerebral e o infarto do coração.

CEBOLA: Tem efeitos semelhantes ao alho, além disto, é rica em fósforo (bom para a memória) e útil como expectorante em caso de tosse. É depurativa do sangue e absorve as toxinas. Seu suco morno pode ser pingado nos ouvidos para combater rapidamente uma inflamação.

LIMÃO: Rico em vitamina C, combate infecções, além de gastrite, reumatismo, artrite, gota, náuseas, azia, hipertensão, e dor de garganta (fazer gargarejos com água quente, limão e sal, de hora em hora, logo aos primeiros sinais).

BERINJELA: Reduz o colesterol, ao se tomar seu suco em jejum por um período de 15 dias seguidos. Ajuda a emagrecer e a reduzir o tamanho de pedras na vesícula.
Contêm um glicoalcalóide, que compõe as pomadas usadas contra câncer de pele.

BRÓCOLES E REPOLHO: Combatem o câncer de mama porque reduzem o excesso de estrógeno. Possuem ação benéfica em todos os tipos de câncer. O brócolis é rico em cromo, regulador do metabolismo de insulina. Assim, é benéfico tanto no diabetes como na hipoglicemia. Comer uma xícara de brócolis por dia ajuda a
vencer a compulsão por doces.

SALSINHA: Também combate o câncer, principalmente o de pulmão. Recomenda-se aos fumantes passivos e mesmo aos ex-fumantes tomar um copo de suco de salsinha bem concentrado em jejum diariamente, porque ele reduz a oxidação das células, gerada pela fumaça do cigarro e pela poluição do ar. É também rica em vitamina A, e tem ação benéfica sobre as desordens da menstruação.

ESPINAFRE: É diurético, combate as infecções das vias digestivas e pode prevenir e até curar a catarata, por produzir antioxidantes que atuam nas células dos olhos. Rico em ácido fólico, que reduz o nível de homocisteína no sangue (prevenção do infarto), contém também dois fitoquímicos, a luteína e a zeaxantina, que parecem dar esperança na cura da degeneração macular (cegueira
dos idosos). Possui alto teor de vitamina A: 7.385 U.I em 100 grs., e de ferro: 11,3 mg em 100grs.

NABO: Ótimo expectorante quando usado em xarope, atua contra a tosse e a bronquite asmática. Seu suco cura frieiras, é depurativo do sangue e contêm muito fósforo, que é ativador da memória.

CENOURA: Previne a cegueira e as enfermidades do fígado, é rica fonte em betacaroteno, que protege as artérias e fortalece o sistema imunológico. Contém fibras vegetais que abaixam o colesterol. Por isso, o hábito de comer uma cenoura por dia pode reduzir em 50% o risco de adquirir doenças coronárias.

COUVE MANTEIGA: Seu suco cura úlceras de estômago e é eficiente contra a anemia, por ser rica em ferro. A couve também é tônica, laxante, vermífuga e reduz as pedras da vesícula.

GENGIBRE: É analgésico, atua como AAS (ácido acetilsalicílico): por exemplo: ele faz a dor de cabeça desaparecer em meia hora, se você tomar 1/2 colher de chá de pó de gengibre diluído em água. Mastigar gengibre fresco alivia a dor de garganta e combate a inflamação. Além disso, reduz o desejo de fumar.

ARROZ ou TRIGO INTEGRAL: Uma boa porção de preferência com mel, faz desaparecer a irritação da tensão pré-menstrual dentro de mais ou menos uma hora, por produzir o hormônio serotonina, semelhante em seu efeito ao do Valium.

IOGURTE: 2 copos com banana, tomadas na véspera do início da menstruação reduzem em muito as cólicas menstruais, por causa do cálcio que contêm.

IOGURTE COM ABACAXI: Previne e até ajuda a curar a osteoporose, por conter cálcio e magnésio.

ABACAXI: Trata-se de um poderoso expectorante, porque contêm bromelina, que dissolve os catarros. Tomando um copo de suco de abacaxi em jejum durante 15 dias, intercalando uma pausa de 15 dias e depois repetindo a dose, consegue-se dissolver completamente a solitária (tênia de vaca).



TOMATE, CENOURA, ABACAXI, PIMENTÃO E MORANGO: Ajudam a prevenir o câncer de mama e a leucemia. O tomate, rico em licopeno, previne o câncer de próstata, se consumido em sopas e molhos, com um pouco de azeite, pelo menos 4 vezes por semana.

MORANGO, UVA, AMORA, ACEROLA, PITANGA E FRAMBOESA:Contém ácido ilógico, que,  além de beneficiar a pele, tornando-a mais elástica, neutraliza as substâncias cancerígenas que penetram no organismo, antes que possam provocar a temida mutação das células . A amora melhora a memória do idoso, e o chá de sua folha é usado para diminuir os sintomas da menopausa.

SOJA: Contém lecitina, uma substância importante para o sistema nervoso e útil para a dissolução de gorduras localizadas ou de pedras da vesícula. É rica em proteínas de alta qualidade e, em fitoestrógenos que ajudam o equilíbrio hormonal da mulher, especialmente no período da menopausa. Além disto, a soja
contêm genisteína e daidzeina, dois fitoquímicos poderosos na destruição das células cancerosas.

NOZES E CASTANHAS: Muito nutritivas, se bem bastante calóricas, são ricas em gorduras monosaturadas e poliinsaturadas, que reduzem os níveis do colesterol LDL e os triglicerídeos, enquanto aumentam os níveis de HDL; a fórmula perfeita para prevenir doenças cardíacas.

SUCO DE UVA VERMELHA: Esqueça a receita de tomar vinho tinto, o suco de uva tem o mesmo poder preventivo, porque é na casca da uva vermelha que se encontra os resveratrol, um super antioxidante que previne o ataque cardíaco e o endurecimento das artérias.

OS GRÃOS INTEGRAIS:  possuem uma gama imensa de nutrientes, concentrados no germe e no farelo.
São vitaminas e minerais preciosos que previnem ou curam desde as cáries e a osteoporose até a depressão, desde a falta de libido até o eczema.

Quando os levamos a germinar, por um processo tão simples como o ABC, aumentamos em 500% os seus benefícios para a vitalização do nosso organismo:

MODO DE PROCEDER:
À noite, deixe de molho em água filtrada um punhado de grãos de trigo integral, sementes de gergelim, lentilhas ou arroz integral. Cubra com filó. De manhã, enxágüe, escorra, cubra e deixe em lugar escuro. À noite, enxágüe, escorra e cubra novamente.

De manhã, verifique o aparecimento de pequenos germes. Neste caso, o grão está pronto para o consumo, seja com frutas e mel ou com saladas. Se ainda não houver germes, repita a última operação por mais uma a duas vezes.Para extrair do nosso alimento todo o seu potencial preventivo e terapêutico, é necessário que ele seja consumido em seu estado natural e integral, preferencialmente cru e SEMPRE ORGÂNICO.

Em alguns casos é útil usá-lo em forma de suco, tomado em jejum ou longe das refeições. É verdade que neste caso estamos eliminando as fibras, mas em compensação estamos obtendo uma forte concentração de suas propriedades terapêuticas e, conseguiremos um resultado mais rápido. O nosso alimento tem tudo para prevenir e muito para recuperar a nossa saúde!

Pesquisa disponível na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.