domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Cereja - Cidra

CEREJA
GÊNERO: A cereja ( Prunus avium) é uma espécie cultivada da cereja silvestre. Provavelmente procedente do Cáucaso e em abundância em quase toda Europa.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Rica em glicose, ácidos vegetais, elevado teor de minerais, etc.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Atua diretamente nas vias gastrintestinais e nos seus órgãos anexos, a glândula hepática e o pâncreas. Seus ácidos vegetais atuam como depuradores no metabolismo e como antibacterianos, desinfetantes e fomentadores das secreções e da digestão. Comida boa quantidade diariamente elimina rapidamente a atonia intestinal ou a prisão de ventre. O conteúdo elevado de minerais faz da cereja um grande aliado no meio dietético. Consegue anular graves deficiências da nutrição pelo excessivo consumo de farinha branca, açúcar refinado, carnes e especiarias. Para os obesos, uma dieta com cerejas é o ideal, pois trás ao individuo a sensação  te ter comido abundantemente.
Elimina cálculos dos rins e da bílis. disenterias, calmante, dores reumáticas, etc.



CIDRA
GÊNERO: De casca espessa  e escabrosa, a cidra é um tipo de limão galego porem de tamanho acentuado; originária da Ásia.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Proteínas, sais minerais, calorias, ácido cítrico,  vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Praticamente as mesmas do limão e da laranja.
Os seguintes males podem ser combatidos pela cidra: dor de cabeça, mediante a aplicação da casca fresca, em rodelas aplicadas na testa, prisão de ventre, por meio de infuso de sementes, perturbações do aparelho digestivo, como indigestão,
inapetência, flatulência, mediante a ingestão de uma xícara do infuso da casca seca de cidra em jejum. Bochechos com suco de cidra são indicados contra as aftas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.