domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Jaca - Jatobá

JACA
GÊNERO: Da família das Moráceas ( Artocarpus integrifólia ), a jaqueira é originária da Índia e de outros países asiáticos.
PRINCIPAIS COMPONENTES: O fruto é riquíssimo em elementos salinos, calorias, água, gordura, hidratos de carbono, proteínas, cálcio, vitamina C, fósforo, ferro, etc.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Cicatrizante, combate à tosse de qualquer natureza, os caroços combatem os transtornos intestinais, são antiinflamatórias,  a raiz tem propriedades antiasmática e a casca combate a diarréia. Jacanina é a proteína da jaca que acelera as células da queimadura.



JATOBÁ
Jatobá : (Hymenaea Stigonocarpa)
PRINCIPAIS COMPONENTES:  Calorias, glicídios, proteínas, lipídios, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1, B2, C, niacina, e alto teor de tanino.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Infecções intestinais, hemorróidas, fígado, é cicatrizante, fungicida, bactericida, adstringente, anti-séptico, antioxidante.
Atua sobre a parte lesada precipitando as proteínas das células superficiais e das mucosas e dos tecidos, formando uma camada protetora sobre a pele ou mucosa danificada impedindo o desenvolvimento de microrganismos.
No tratamento de fístulas ou hemorróidas: Colocar em um recipiente três cascas dos frutos partidos em pedaços. Ferver durante 15 minutos em 2 litros e meio  de água. Após os 15 minutos de fervura apagar o fogo e deixar a solução descansar na vasilha devidamente tampada durante 2 horas. Colocar num recipiente e conservar na geladeira. Beber um copo pela manhã em jejum, um a  tarde e um a noite antes de deitar.  Após o termino da solução repetir o tratamento.
Como meio preventivo, repetir uma solução conforme acima e beber um copo da ao dia.
É muito importante  durante o tratamento ingerir bastante alimentos que contenham fibras e alimentos que facilitem a evacuação. Beber bastante água e ingerir bastante frutas que contenha vitamina C e zinco, pois são importantíssimos na cura da doença.
Fibras: ameixa seca, linhaça, cenoura, etc.
Emolientes:  ameixa seca, mamão, abacate, etc.
Vitamina C:  laranja, acerola, etc.
Zinco:  frutos do mar, germe de trigo,  etc.
Evitar condimentos, alimentos industrializados, carne vermelha, maionese, catechup, refrigerantes, bebidas alcoólicas, etc.
Após evacuar , lavar com sabão neutro. Para aliviar a dor durante o tratamento usar uma pomada a base de anestésico, porem que não contenha em sua fórmula : ácido bórico, lanolina, óleo de fígado de bacalhau e analgésicos.

4 comentários:

Obrigado pela visita.