domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Nêspera - Pequí

NÊSPERA
Ameixa Amarela
GÊNERO: A Nespereira (Eriobotrya japonica)é uma espécie vegetal da subfamília Maloideae da família das Rosaceaes. É também chamada de ameixa-amarela..
Fruto de sabor agradável doce e ácido. As variedades cultivadas são as de frutos grandes e conforme as formas chamam-se nêspera-pera ou nêspera-maça.
PRINCIPAIS COMPONENTES:  A popa contem proteínas,  hidrocarbonatos,  açúcares,  celulose,  calorias, água e cinzas.  Totalmente isenta de gorduras.
Contem também  pectina, tanino, ácido cítrico, ácido málico,  ácido tartárico,  e pequena  quantidade de ácido bórico.  As sementes contem até 2,5% de gorduras.
O conteúdo de tanino e pectina justifica o seu efeito antidiarréico e regulador do intestino, assim como adstringente  e  tonificador da flora intestinal.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Propriedades dietéticas, atua como diurético e exerce nos catarros intestinais ação enérgica antiinflamatória regulando a flora intestinal.
Tratamento de cura:  1 quilo de nêsperas frescas,  mel  e água.
Em uma vasilha própria, colocar 500 ml de água, colocar 1 quilo de nêsperas frescas e limpas sem sementes, adoçar com mel a gosto e levar ao fogo. Cozinhar durante 45 minutos. Passar em uma peneira fina para que dê uma forma de xarope.
Colocar em um recipiente de vidro devidamente esterilizado, conservar em um lugar fresco e tomar durante  bom tempo 20cm3 do xarope em jejum.



PEQUÍ
GÊNERO: O Pequi (Caryocar brasiliense;  Caryocaraceae) é uma árvore nativa do cerrado  brasileiro, cujo fruto, é muito utilizado na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Vitamina A, vitamina, C, vitamina E, betacarotenóides (antioxidantes), fósforo, potássio, magnésio, ácidos graxos insaturados.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Redução dos radicais livres, doenças cardiovasculares, auxiliar no tratamento do câncer, protegendo as células dos efeitos colaterais das drogas usadas no tratamento de câncer, mesmo cozido ou congelado preserva todos os nutrientes.

Um comentário:

Obrigado pela visita.